Decolar é reconhecida pela OpenAI como uma das principais usuárias globais de IA
Última Atualização: 12/11/2025
- A empresa Decolar foi reconhecida pela OpenAI como uma das principais usuárias globais de sua API, consolidando sua posição em inovação tecnológica no setor de viagens.
- A empresa se destaca pelo uso estratégico da inteligência artificial (IA) em toda a jornada do cliente, com foco para sua assistente virtual SOFIA, que já realiza mais de 800 mil conversas mensais.
A Decolar foi reconhecida pela OpenAI entre os principais usuários globais de sua API — distinção que ressalta as empresas que estão transformando setores por meio da inteligência artificial. O reconhecimento reforça o papel da companhia como pioneira em Travel Tech na região, ao utilizar IA para tornar as viagens mais acessíveis, personalizadas e eficientes.
No centro dessa transformação está a SOFIA, assistente virtual de viagens da Decolar impulsionada por IA generativa. Desenvolvida integralmente pela equipe interna da empresa, a tecnologia combina o poder do ChatGPT-4 e do Whisper, ambos da OpenAI, com a infraestrutura escalável da AWS. Hoje, a SOFIA sustenta mais de 800 mil conversas mensais, apresentando um crescimento de dois dígitos em interações.
“Este reconhecimento reforça nossa missão de inovar com propósito. A inteligência artificial se tornou uma aliada estratégica para repensar como levamos experiências únicas a milhões de pessoas na região. Hoje, nosso modelo híbrido, que combina a consultoria de IA e a de nossos especialistas, atinge desempenho 2,5 vezes maior do que obteriam separadamente, prova do poder da integração entre tecnologia e talento humano para transformar o setor”, afirmou Gonzalo Estebarena, CTO do Grupo Decolar, que assumirá o cargo de CEO em 31 de março de 2026.
A adoção da IA pela Decolar aumentou a eficiência operacional e elevou a satisfação dos viajantes. O NPS das interações com a SOFIA é superior ao dos canais tradicionais, e os tempos de resolução foram significativamente reduzidos, disse a empresa em comunicado.


